BRINCAR: SOZINHO OU SEPARADO?

A criança em desenvolvimento precisa da oportunidade de brincar sozinha, com outras crianças e com os adultos.

Sozinha, ela experimenta o ócio criativo, a liberdade de escolher a brincadeira à sua maneira e entra em um estado psíquico semelhante ao sonho, em que seus aspectos inconscientes podem fluir sem grandes oposições, ao mesmo tempo em que experimenta e manipula o brinquedo ou objetos reais.

Com outras crianças, ela terá a oportunidade de construir habilidades para a socialização, pois necessitará se comunicar com os colegas de igual para igual, fazendo acordos, assumindo liderança ou se deparando com situações de frustração. Nesse caso, as experiências de ensinar e aprender com o outro são vividas com mais leveza em comparação aos adultos, pois estão todos em uma zona de desenvolvimento próxima.

A brincadeira com o adulto, muitas vezes, adquire o significado de nutrir o sentimento de valor e importância na criança, pois a aproxima de seus cuidadores e de pessoas que normalmente assumem níveis hierárquicos acima dela. Também pode ser uma valiosa oportunidade de orientá-la e ensiná-la de forma prazerosa.

© 2025 MARIANA ARAÚJO
(CRP – MG 04/56082)

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